• Meio Ambiente  •  05/06/2025  •  4 meses atrás

CIDADE VERDE

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura faz mutirão de limpeza no Córrego Piscina

Prefeito Cláudio Ferreira e diversas forças-tarefa se uniram para revitalizar o córrego, que se tornou símbolo do resgate ambiental na cidade

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura faz mutirão de limpeza no Córrego Piscina
Ednilson Aguiar/Gcom

Rondonópolis deu início na manhã desta quinta-feira (5) ao mutirão de limpeza do Córrego Piscina, uma ação que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente no município. O prefeito Cláudio Ferreira, secretários municipais, equipes da prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), vereadores, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e o Juizado Volante Ambiental (Juvam) estão trabalhando intensamente na limpeza do córrego, que deve continuar ao longo do dia. A iniciativa faz parte do programa de governo municipal “Cidade Verde”.

O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou que Rondonópolis busca um equilíbrio entre a renda da população, os serviços públicos e, principalmente, o meio ambiente. "Nós queremos resgatar esse equilíbrio por meio de ações em todos os setores, na qualidade do serviço e ações de meio ambiente. Queremos trabalhar para resgatar esse equilíbrio. Por isso a Iguana foi escolhida o animal símbolo de Rondonópolis, porque ela representa equilíbrio ambiental e nós queremos isso", explicou.

Ferreira reforçou que o Córrego Piscina, escolhido para a ação de limpeza no Dia Mundial do Meio Ambiente, sofreu com a ação humana e a falta de planejamento. "Se você olhar vai ver a quantidade de lixo, de pneus, as laterais que não estão preservadas. Nós queremos resgatar esse córrego porque tem um valor simbólico: um rio que nasce dentro da cidade, corre por uma área residencial e sofreu por não ser cuidado como deveria ser. O cuidado que passaremos ter com ele agora simboliza o resgate ambiental que faremos em nossa cidade", argumentou.

Ednilson Aguiar/Gcom


Consciência Ambiental e Participação Popular

Além da limpeza do Córrego Piscina, o prefeito lembrou que a semana do meio ambiente também marcou o início do plantio de árvores em vários pontos de Rondonópolis. Ele fez um apelo à população: "Queria pedir para a população colaborar também. Não jogar lixo em qualquer lugar. A cidade é nossa, mas o lixo também é nosso. Vamos cuidar da nossa cidade!".

Moradores do entorno do Córrego Piscina acompanharam o trabalho das equipes. Marlene Batista Santos e Expedito de Medeiros Santos, que vivem na vizinhança há cerca de 10 anos, elogiaram a iniciativa municipal. "É muito bom ver esse trabalho de limpeza porque está uma sujeira e esse córrego é um córrego abençoado", disse Marlene, que relatou ver pessoas jogando lixo no local durante a noite, apesar dos esforços dos moradores para manter o espaço limpo.

Ambos expressaram o desejo de ver o córrego recuperado e com áreas de lazer que possam ser utilizadas pela comunidade. "Vai ficar muito bom com uma área de lazer aqui", afirmou Expedito.

Durante o mutirão, o prefeito Cláudio Ferreira participou ativamente da retirada de lixo do leito e das margens do córrego, acompanhado por secretários municipais, servidores da prefeitura e vereadores. Policiais militares ambientais, bombeiros e equipes do Juvam também auxiliaram na limpeza. A Coder disponibilizou cinco equipes para a limpeza, além de quatro equipes de apoio, máquinas e caminhões.


A Importância do Córrego Piscina e os Desafios Ambientais

O Córrego Piscina é um dos cursos d’água mais importantes de Rondonópolis, sendo afluente direto do Rio Vermelho e possuindo grande relevância ambiental e paisagística. Mesmo cercado pela urbanização, o córrego ainda preserva trechos com vegetação nativa e águas limpas, formando belas piscinas naturais.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, explicou que em suas margens e Áreas de Preservação Permanente (APPs), é possível encontrar diversas espécies da fauna local, incluindo a iguana, que é o animal símbolo de Rondonópolis. "Preservar esse espaço é também garantir abrigo e proteção para a vida silvestre que resiste em meio à cidade", ressaltou.

No entanto, o secretário apontou que o córrego vem sofrendo com os impactos da ocupação urbana desordenada e da falta de planejamento. Desmatamento, deposição de resíduos, erosão e assoreamento são problemas visíveis, sendo os dois últimos agravados pelo lançamento de águas pluviais vindas de bairros localizados em áreas mais altas.

Para recuperar o córrego, Álvaro Fachim destacou que a atual gestão tem trabalhado em projetos que visam a recuperação das APPs, com ações voltadas à proteção das margens, controle da erosão, recomposição da vegetação nativa e melhorias paisagísticas nas proximidades do córrego. Além das medidas ambientais, também estão sendo implantadas áreas de lazer e arborização ao redor das APPs do córrego, promovendo o contato da população com a natureza e incentivando o uso responsável dos espaços públicos.

Eli Reuel/Gcom


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp