
SAÚDE EM MATO GROSSO
MT Hemocentro registra estado de alerta em estoque de bolsas de sangue
Todos os tipos são necessários para manter os estoques abastecidos, mas no momento os tipos O- e O+ estão em alerta
O MT Hemocentro, o único banco de sangue público de Mato Grosso, faz um apelo à população para que compareça à sua sede em Cuiabá e às unidades de coleta no interior do estado para doar sangue. O estoque de bolsas dos tipos sanguíneos O- e O+ atingiu um nível de alerta crítico.
Embora doações de todos os tipos sejam bem-vindas, a unidade reforça a necessidade urgente de doadores O- e O+ para manter os estoques abastecidos e garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusão. A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella, convida especialmente os doadores desses tipos sanguíneos a comparecerem.
Doar sangue é um procedimento seguro que leva cerca de 60 minutos. Os voluntários devem fazer uma refeição leve e equilibrada antes da doação, que não pode ser realizada em jejum.
No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão em Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo de dois meses entre as doações, e mulheres até três vezes por ano, com intervalo de três meses. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos pais), pesar 50 kg ou mais e apresentar um documento oficial com foto.
O MT Hemocentro oferece a possibilidade de agendamento online e por telefone. A unidade em Cuiabá funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro. É fornecido atestado de comparecimento aos doadores e comprovante para justificar falta no trabalho para quem não puder doar após comparecer.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp