
POLÍTICA INTERNACIONAL
Lula Concede Asilo à Esposa de Ex-Presidente do Peru, Condenada por Corrupção
Decisão do governo brasileiro ocorre após condenação de Nadine Heredia e Ollanta Humala por lavagem de dinheiro, em caso envolvendo a Odebrecht
Na terça-feira, 15 de abril de 2025, o governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu asilo diplomático a Nadine Heredia, esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala. A decisão foi tomada horas após a Justiça do Peru condenar o casal a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso que envolve a empreiteira Odebrecht.
Nadine Heredia e Ollanta Humala foram condenados por lavagem de dinheiro proveniente da Odebrecht, utilizado em campanhas eleitorais. Após a condenação, Nadine Heredia buscou refúgio na embaixada brasileira em Lima e solicitou asilo ao Brasil. O governo brasileiro, sob a liderança de Lula, concedeu o asilo diplomático, permitindo que Nadine Heredia e seu filho, Samin Malko Ollanta Humala Heredia, viajassem para o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O governo peruano, liderado pela presidente Dina Boluarte, informou que está em "comunicação constante" com o governo brasileiro sobre a situação.
O caso faz parte de um escândalo de corrupção mais amplo que envolve diversos líderes políticos no Peru. A Odebrecht admitiu ter pago propinas para obter contratos de obras públicas no país. Outros ex-presidentes peruanos também foram envolvidos em casos de corrupção, como Alejandro Toledo, condenado por receber propina da Odebrecht. A concessão de asilo por parte do Brasil pode gerar tensões nas relações diplomáticas entre os dois países.
A decisão do governo brasileiro de conceder asilo a Nadine Heredia gerou debates e discussões sobre as implicações legais e diplomáticas do caso.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp