MERCADO
Honda Lança CB350 H'Ness na Argentina Para Concorrer Com Royal Enfield
Com visual clássico e tecnologia moderna, a motocicleta chega ao mercado sul-americano

A Honda Motos da Argentina anunciou o lançamento da CB350 H’ness no país, um novo modelo que ocupará o espaço de entrada no segmento Custom da marca. Com um design de linhas clássicas e soluções técnicas modernas, a moto se posiciona como uma rival direta da linha 350 da Royal Enfield, com quem já disputa o mercado na Índia e, agora, na Argentina.
A CB350 H’ness é equipada com um motor monocilíndrico de 349 cm³, com injeção eletrônica, refrigeração a ar e transmissão de cinco marchas. Ele entrega 20,7 cv de potência e 3,1 kgfm de torque. O conjunto inclui embreagem assistida e deslizante, que controla a transmissão mecânica de 5 marchas. Segundo a Honda, o motor oferece uma entrega de torque eficiente desde baixas rotações, o que favorece a condução tanto urbana quanto em estrada.
Tecnologia e Detalhes do Modelo
Entre os recursos de segurança, a moto vem de série com freios a disco nas duas rodas, assistidos por ABS de dois canais, controle de tração e o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca-alerta em frenagens de emergência. O freio dianteiro utiliza um disco de 310 mm com pinça dupla da Nissin, e a suspensão dianteira é do tipo telescópica Showa, com 106 mm de curso. A traseira conta com a tradicional solução de dois amortecedores com regulagem de pré-carga.
O painel é analógico com um display digital integrado, e toda a iluminação é em LED, incluindo piscas fixos. O tanque possui formato de “gota” e acabamento detalhado, com capacidade voltada a percursos mais longos.
A Honda oferece a CB350 H’ness em três opções de cor: Matte Marshal Green Metallic, Pearl Nightstar Black e Precious Red Metallic. O modelo já está à venda na rede oficial de concessionárias da marca na Argentina, com preço sugerido de $ 9.550.000 pesos argentinos (equivalente a R$ 45,3 mil) e oferece garantia de 3 anos.
Registro no Brasil e Futuro Incerto
Curiosamente, a CB350 H'Ness já foi registrada no Brasil, conforme novas imagens do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) divulgadas em julho do ano passado. No entanto, esse registro não significa, necessariamente, que a Honda tenha interesse em trazer a CB 350 para o mercado brasileiro. As imagens do registro no Brasil mostram apenas o design geral da moto.
Sem uma maior riqueza de detalhes, como registros de peças individuais, a Honda pode estar apenas protegendo o design do produto indiano de cópias indevidas no Brasil. Questionada diretamente, a Honda já afirmou que não tem planos para trazer a H'Ness para o país.
Analistas de mercado sugerem que, se a Honda de fato enxergar um espaço para introduzir a marca no segmento, hoje dominado pela Royal Enfield, trazer a CB 350 indiana não faria sentido. A moto utiliza motor e plataforma exclusivos daquele mercado e, de qualquer forma, teria preços pouco competitivos no Brasil. Se importada, estaria sujeita a altas taxas e variações cambiais.
A produção local também seria pouco viável, visto que a Honda teria que investir na localização do ferramental da moto indiana e produzir um modelo sem nenhum compartilhamento de peças com os modelos fabricados em Manaus (AM). A proposta começaria a ficar mais interessante se a Honda tivesse interesse em desenvolver algo sobre a base da atual CB 300F Twister, que já compartilha componentes com a XRE 300 Sahara e a XR 300L Tornado.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp