• Carros  •  12/06/2025  •  3 meses atrás

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

GWM Surpreende e Lança Picape Poer P30 e SUV Haval H9 a Diesel no Brasil

Marcando sua estreia no segmento de veículos não eletrificados, a GWM aposta em modelos robustos para competir diretamente com líderes de mercado

GWM Surpreende e Lança Picape Poer P30 e SUV Haval H9 a Diesel no Brasil

A montadora GWM revelou nesta quarta-feira (11) a introdução de seus primeiros modelos movidos exclusivamente a diesel no mercado brasileiro. As novidades são o SUV de sete lugares Haval H9 e a picape média Poer P30, marcando a estreia da marca no segmento de veículos não eletrificados no país.

Esses lançamentos demonstram o interesse da fabricante chinesa em conquistar espaço em segmentos tradicionais do Brasil, como o de picapes médias e utilitários esportivos robustos. O Poer P30 e o Haval H9 chegam para competir diretamente com modelos já consolidados, apostando em tecnologia, design moderno e recursos de segurança avançados, mesmo sem contar com motorização eletrificada.


O que muda com a chegada do Poer P30 e Haval H9 ao Brasil?

A introdução do Poer P30 e do Haval H9 representa uma ampliação significativa da atuação da GWM no território nacional. Até então, a empresa era reconhecida principalmente por veículos eletrificados, como o Haval H6 e o Ora 03. Agora, com a oferta de modelos movidos exclusivamente a combustão, a marca busca atingir consumidores que valorizam robustez, autonomia e facilidade de manutenção, características ainda muito procuradas em determinadas regiões do país.

Além disso, a chegada desses veículos pode influenciar a concorrência, estimulando outras montadoras a investirem em inovações para seus próprios modelos a combustão. A presença de mais opções no mercado também pode beneficiar o consumidor, que passa a contar com alternativas equipadas com tecnologias de ponta, mesmo sem motorização híbrida ou elétrica.


Quais são as principais características do Poer P30 e do Haval H9?

O Poer P30 é uma picape média que se destaca pelo porte robusto e pelo conjunto mecânico projetado para enfrentar diferentes tipos de terreno. O modelo oferece cabine dupla, amplo espaço interno e capacidade de carga adequada para o segmento. Entre os itens de série, estão sistemas de assistência à condução, central multimídia com conectividade e recursos de segurança como controle de estabilidade e múltiplos airbags.

Já o Haval H9 chega como um SUV de grande porte, voltado para famílias e para quem busca conforto aliado à capacidade off-road. O utilitário esportivo traz motor potente, tração 4×4, suspensão reforçada e diversos modos de condução. No interior, o Haval H9 aposta em acabamento refinado, bancos ajustáveis eletricamente e uma série de assistentes eletrônicos para facilitar o dia a dia do motorista.


GWM Poer P30 (Picape): Detalhes Técnicos

  • Motorização: Equipado com um motor 2.4 turbodiesel, com calibração específica para o Brasil (potência maior que a versão chinesa de 184 cv e torque na casa dos 50 kgfm).
  • Transmissão: Câmbio automático de 9 marchas (ZF).
  • Tração: Sistema de tração inteligente com três modos: 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida), adaptando-se a diferentes tipos de piso e com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.
  • Dimensões: Comprimento: 5.416 mm; Largura: 1.947 mm; Altura: 1.886 mm.
  • Caçamba: Ampla capacidade de carga (acima de 1 tonelada).
  • Altura livre do solo: 22,7 cm.
  • Concorrência: Chega para disputar o segmento de picapes médias, tendo como concorrentes modelos como a Toyota Hilux.
  • Tecnologia e Conforto: Faróis full-LED, bancos de couro com ventilação/aquecimento, central multimídia de 14,6 polegadas, câmera 360°, carregador por indução de 50W, controle remoto por aplicativo e condução semiautônoma de Nível 2+.
  • Construção: Carroceria sobre chassi de longarina, o que confere robustez.
  • Futuro: A GWM planeja lançar futuramente uma versão híbrida plug-in da Poer no Brasil.

GWM Haval H9 (SUV): Detalhes Técnicos

  • Motorização: Também equipado com o motor 2.4 turbodiesel e com a mesma calibração específica para o mercado brasileiro.
  • Transmissão: Câmbio automático de 9 marchas.
  • Tração: Tração 4×4, com reduzida e diferenciais blocantes (dianteiro, central e traseiro), garantindo alto desempenho em estradas pavimentadas e trilhas mais desafiadoras.
  • Capacidade: SUV de grande porte com capacidade para sete ocupantes, com a terceira fileira de assentos rebatível para aumentar a capacidade do porta-malas.
  • Dimensões: Comprimento: 4.950 mm (algumas fontes citam 5,07 m na nova geração); Altura: 1.930 mm; Entre-eixos: 2.850 mm.
  • Concorrência: Concorre diretamente com SUVs como o Toyota SW4.
  • Tecnologia e Conforto: Assim como a Poer P30, o H9 virá com faróis full-LED, bancos de couro climatizados, tela central de 14,6 polegadas (algumas fontes mencionam 15 polegadas), câmera 360°, controle remoto por aplicativo, carregador por indução de 50W e pacote de assistentes de condução (Nível 2+), incluindo controle de estabilidade, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
  • Construção: Construído sobre chassi, o que reforça sua robustez para uso off-road.

GWM Poer P30 e Haval H9 – Foto: GWM


Por que a GWM decidiu lançar carros não eletrificados no Brasil?

A decisão da GWM de trazer veículos movidos a combustão para o Brasil está relacionada ao perfil do mercado nacional. Apesar do crescimento dos carros eletrificados, muitos consumidores ainda preferem modelos tradicionais devido à infraestrutura limitada para recarga, especialmente fora dos grandes centros urbanos. Além disso, segmentos como o de picapes e SUVs grandes continuam a ter forte demanda por motores a combustão, devido à necessidade de autonomia e desempenho em condições adversas.

  • Infraestrutura de recarga: Ainda restrita em muitas regiões, dificultando a adoção em massa de elétricos.
  • Perfil do consumidor: Muitos motoristas priorizam autonomia e facilidade de manutenção.
  • Mercado de picapes e SUVs: Segmentos que tradicionalmente valorizam motores a combustão.

Essa estratégia da GWM demonstra uma adaptação às particularidades do mercado brasileiro. O que você acha dessa aposta da marca em veículos a diesel?


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