• Justiça  •  29/05/2025  •  3 meses atrás

Combate à Fraude

Governo Fará Busca Ativa para Alcançar Vítimas de Fraude no INSS e Garantir Reembolso

Medida visa localizar aposentados e pensionistas com descontos irregulares, incluindo atendimento remoto e unidades flutuantes para áreas de difícil acesso

 Governo Fará Busca Ativa para Alcançar Vítimas de Fraude no INSS e Garantir Reembolso
Fabio Rodrigues-Pozzebom

O governo federal anunciou que realizará uma busca ativa para localizar e atender aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram vítimas de desconto irregular de mensalidade associativa na folha de pagamento. A iniciativa busca viabilizar, além dos canais tradicionais, um atendimento mais próximo de domicílios em áreas remotas, garantindo que os serviços previdenciários cheguem, inclusive, a pessoas com mobilidade reduzida.

Em entrevista nesta quinta-feira (29) ao programa Bom Dia, Ministro, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, detalhou os planos para identificar e atender remotamente os segurados nessa situação. "Vamos fazer uma busca ativa. Essa medida já está sendo preparada, e será feita em um passo seguinte [aos primeiros contatos para identificar as vítimas dos descontos irregulares]", disse Queiroz.

O ministro explicou que o primeiro contato será feito pelo governo por meio dos canais oficiais. O não retorno dos aposentados e pensionistas indicará as situações em que a busca ativa será necessária, abrangendo principalmente pessoas que desconhecem ou não têm habilidade com os canais de contato, ou aquelas que, por algum motivo, não podem se deslocar.

Estratégias de Atendimento para Áreas Remotas

Para atender pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas sem energia elétrica, acesso a telefone celular, computador ou internet, o INSS utilizará unidades flutuantes do programa PrevBarco, que prestarão serviços previdenciários em comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas e outras áreas remotas. "Esses barcos da Previdência Social vão fazer a busca ativa, vão na casa do cidadão", afirmou o ministro, citando também o PrevMóvel, serviço reinaugurado pelo INSS que realiza atendimento itinerante em regiões sem agências fixas ou acordos de cooperação técnica.

Alerta Contra Golpes e Canais Confiáveis

Queiroz alertou sobre o risco de golpistas se passarem por representantes da Previdência Social. "Por isso, temos de fazer tudo com cuidado, porque, se citarmos qualquer coisa que o INSS vai fazer, rapidamente chega um fraudador dizendo que é do INSS. Por isso, é muito importante que as pessoas fiquem atentas aos canais oficiais", complementou.

Os canais confiáveis incluem o Meu INSS, o site oficial do INSS, as centrais de atendimento do Ministério da Previdência Social (com o Disque 135 como call center oficial) e, agora, as agências dos Correios, com funcionários treinados para o atendimento. O ministro reforçou o alerta: "O INSS não vai telefonar nem enviar e-mail ou WhatsApp. Cuidado para não caírem em outro golpe ao tentarem ser ressarcidos de um golpe anterior". Ele garantiu que "o governo não deixará ninguém para trás. Vamos fazer essa busca ativa para não deixar ninguém que foi lesado sem ser ressarcido”.

Fraudes e Desafios do INSS

O ministro lembrou que as entidades responsáveis pelos descontos associativos foram "associações feitas para fraudar" que, em geral, não possuem sede, patrimônio ou lastro financeiro, dificultando o ressarcimento das vítimas. Queiroz apontou que essas fraudes começaram em 2019, com as primeiras denúncias, mas o governo anterior não as apurou, e inquéritos foram arquivados, permitindo que essas entidades "credenciadas para fraudar" se estabelecessem no INSS.

Entre os principais desafios atuais do INSS, Queiroz citou o combate às fraudes e a diminuição das filas. "Temos que cuidar da fila, com prioridade. O desafio é enorme, [até para] restabelecer confiança e credibilidade do sistema previdenciário brasileiro", disse. Ele explicou que o tempo médio para atendimentos agendados está em 45 dias, tendo subido por conta das recentes fraudes, mas reiterou a meta de "zerar a fila".


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