ALERTA DE CHEIA
Com avanço das chuvas, Porto Alegre fecha comportas para evitar inundações
Medida é preventiva, mas estado já registra 3 mortes e mais de 6,5 mil pessoas fora de casa; na Região das Ilhas, água já invade ruas

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou, na tarde desta sexta-feira (20), o fechamento preventivo de três comportas do seu sistema de proteção contra cheias. A medida, conduzida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), é uma resposta à elevação do nível do Guaíba, que atingiu a marca de 2,26 metros na manhã de ontem. A cota de inundação da cidade é de 3 metros.
Operação Preventiva e Nível do Guaíba
Segundo o diretor do Dmae, Bruno Vanuzzi, embora os prognósticos não indiquem que a cota de inundação será atingida, a operação foi antecipada para dar mais "tranquilidade aos moradores para o resto da temporada de chuvas".
As demais comportas do sistema foram testadas e podem ser fechadas rapidamente caso necessário.
Situação Crítica na Região das Ilhas
Enquanto o fechamento no centro é preventivo, em outras partes da cidade a inundação já é uma realidade. Na Região das Ilhas, a água do Rio Jacuí começou a invadir ruas, e a Defesa Civil emitiu um alerta de inundação.
Moradores revivem o trauma das enchentes de 2024. "A gente tá controlando, fica monitorando a água, mas a gente não dorme direito, né? Ansiedade, preocupação", relatou o pescador Edimar Marques Ribeiro, que perdeu sua casa na enchente do ano passado.
Em todo o Rio Grande do Sul, as fortes chuvas dos últimos dias já deixaram um rastro de destruição, com três pessoas mortas e mais de 6,5 mil desabrigadas ou desalojadas.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp