• Polícia  •  30/04/2025  •  2 dias atrás
Aumento de 104% nas apreensões de drogas em quatro meses do Programa Tolerância Zero é destaque no Bom Dia Brasil
A repórter Ianara Garcia, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP)

RECONHECIMENTO NACIONAL

Aumento de 104% nas apreensões de drogas em quatro meses do Programa Tolerância Zero é destaque no Bom Dia Brasil

Reportagem da Rede Globo ressalta estratégias de traficantes e integração das forças policiais no combate ao crime organizado

O aumento expressivo de 104% nas apreensões de drogas em Mato Grosso nos primeiros quatro meses do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi destaque nacional nesta quarta-feira (30/04) no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo. A reportagem evidenciou o salto de 7,6 toneladas para 15,6 toneladas de drogas apreendidas em comparação com o mesmo período de 2023.

A produção jornalística da Rede Globo focou nas novas estratégias utilizadas pelos traficantes para esconder os entorpecentes, que vão desde pneus e bolsas de viagem até tanques de combustível. A reportagem também ressaltou a atuação das forças policiais de Mato Grosso na descoberta desses esconderijos, encontrando "pilhas e mais pilhas de tabletes de maconha e cocaína, em alguns casos acompanhados de armamento pesado" em locais improváveis.

Conforme a reportagem, as investigações da polícia mato-grossense identificaram duas rotas principais para o tráfico de drogas: a via terrestre, proveniente da Bolívia, e a via aérea, com aviões partindo da Bolívia, Colômbia e Peru para abastecer no estado.

Em entrevista ao Bom Dia Brasil, o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), tenente-coronel Bugalho Neto, detalhou algumas das táticas dos traficantes e afirmou que as forças policiais monitoram e desenvolvem ações de inteligência para localizar a droga, prender os criminosos e apreender os bens utilizados no tráfico.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel Fernando Augustinho, também concedeu entrevista à reportagem, enfatizando que o tráfico de drogas sempre foi a principal atividade das facções criminosas. Ele garantiu que, em Mato Grosso, independentemente da área de atuação dessas facções, as forças de segurança atuarão de forma incisiva para que o crime não compense para os criminosos.

O Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas foi lançado pelo Governo do Estado em 25 de novembro e consiste em um conjunto de medidas integradas para fortalecer o combate ao crime organizado em Mato Grosso.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp